17 de jan. de 2013

DICA: Caderno ou fichário?


Bom, eu sei que ainda tem tempo até começarem às aulas, mas já está na hora de começar a arrumar e comprar o seu material escolar. Todo ano temos aquela mesma dúvida, o que vou usar este ano: fichário ou caderno?
Decidi fazer este post para tentar ajudar vocês a tomarem essa decisão.
tumblr_ldyauyhbva1qa3jido1_500_large_large_large_large
CADERNO
Vantagens: Não é necessário ter muita organização, existe de vários tamanhos, existem muitos modelos lindos, tem pastinha para guardar outras folhas, você pode usar um caderno para cada matéria ou um para várias matérias e cabe na mala. As folhas não caem.
Desvantagens: Você não consegue mudar os assuntos de lugar, não consegue tirar folhas, ou seja, se precisar só de algumas folhas para estudar tem que carregar o caderno todo, o espiral as vezes atrapalha para escrever. Se você usar um caderno para várias matérias a quantidade de folhas que você separou para um assunto pode não ser o suficiente e você terá que usar outro caderno ou um pedaço de outra matéria, fazendo com que o assunto fique separado, o que irá atrapalhar para estudar.
6355047165_cbeeb25d21_z_large
Foto tirada de Melina Souza
FICHÁRIO
Vantagens: Você não precisa carregar tanta folha, você pode deixar apenas a matéria que está estudando no fichário, pode carregar seu material dentro, tem bolsinho interno para colocar as canetas, não precisa arrancar folhas, as matérias não vão ficar dividas por falta de folha, você pode deixar os assuntos na ordem que quiser e sempre poderá reorganizá-los, é mais fácil de escrever no bloco de folhas a parte e você encontra vário tipo de bloco de folhas bonitinhos.
Desvantagens: Você tem que ser uma pessoa muito organizada, se não, com essa história de tira folha, coloca folha, empresta folha, você vai acabar perdendo algumas folhas importantes que vão te complicar na hora de estudar. (Uma dica é numerar as folhas de cada matéria). Não tem muitos modelos e tamanhos, as folhas rasgam e caem e não dá para escrever sem tirar a folha, pois você fica sem apoio. Mas o maior problema é que não cabe na mala e você vai ter que carregar uma coisa a mais para todo lado.
*Eu já tive os dois e me arrependi de ter usado fichário, prefiro caderno. Gosto mais de escrever no caderno, acho que minha letra fica mais bonitinha, só gosto do caderno grande de 200 folhas e isso atrapalha porque é muito pesado pra deixar na bolsa.*
E vocês meninas, qual preferem?
Caderno-Fichário
O Caderno Fichário, 2 em 1. Ou seja, agora você não precisa mais escolher. Uma novidade super moderna da Capricho: Caderno argolado Capricho.
19664
Um caderno com argolas de fichário no lugar da espiral. Você usa bloco comum de fichário, mas não tem que carregar aquele trambolho. Não posso falar se é bom ou não, pois nunca usei. Mas fiquei bem curiosa para experimentar. haha
Espero ter ajudado vocês escolherem. Não esqueçam de comentar! Beijos ;*

3 comentários:

  1. Usei caderno o ensino fundamental todo, (usei fichario uma vez, mas cansei e usei só por 3 meses) enfim, agora no ensino médio decidi usar um fichario, vou me esforçar na organização -q

    http://dechels.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. todo ano é sempre essa mesma duvida rsrs' na faculdade agora é todo começo de período pensando no que usar.
    Apesar de achar o fichário mais pratico eu prefiro ficar com o caderno, porque eu tenho a mania de perder minhas folhas do fichário com as coisas que anoto e ai acabo sempre ficando sem alguma parte da matéria. Para mim usar caderno é mais seguro rsrsrs'
    adorei o post!
    =**

    decotti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. minha amg usava caderno-fichario,e ela ñ recomenda n aguentou ficar com ele nem ate a metade do ano...Pra mim a melhor escolha é caderno e 1 pra cada matéria!adorei as suas dicas,!!
    Bjs!

    ResponderExcluir